Um estudo da Universidade de Baylor descobriu que um suplemento nutricional popular comercializado para levar à maior força muscular por meio do aumento do fluxo sanguíneo para o músculo não aumenta o fluxo de sangue, tal como alegado na garrafa.
Nos últimos anos, vários suplementos nutricionais têm sido desenvolvidos contendo arginina-alfa-cetoglutarato (AAKG), que é acusado de aumentar a produção de óxido nítrico resultando em "vasodilatação", a dilatação dos vasos sanguíneos e aumento do fluxo sanguíneo para os músculos.
Os pesquisadores estudaram os efeitos em 24 homens em sete dias de suplementação com AAKG utilizando o suplemento nutricional PlatinumTM NO2 (marca americana) no fluxo sanguíneo arterial nos braços após uma única sessão de exercícios de resistência. Os resultados mostraram que sete dias de AAKG suplementação não teve impacto significativo no movimento de sangue ou aumento do fluxo sanguíneo da artéria braquial em resposta a uma única sessão de exercícios de resistência.
"Observamos um ligeiro aumento no fluxo de sangue, mas esses efeitos só podem ser atribuídos ao exercício de resistência e não ao suplemento", disse o autor do estudo Dr. Darryn Willoughby, professor associado do exercício, bioquímica nutricional e fisiologia molecular da Universidade de Baylor.
O estudo apareceu na edição de agosto do International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.