Pular para o conteúdo principal

O que é BCAA?


A meu convite, a Nutricionista Esportiva Cristiane Spricigo (quem tiver Twitter, pode entrar em contato com ela seguindo-a) topou escrever um pouco sobre BCAA e explicar sobre este suplemento.

Há informações interessantes que nem eu mesmo sabia, como sua importância como fonte energética, e não apenas recuperação muscular, sendo assim interessante sua ingestão antes e após o treino.
"Quando se entra na academia, começa aquele dilema e agora preciso tomar algum suplemento ou não? E qual tomar? Bom, já começo dizendo que nem todo mundo precisa de suplementação, mas sim ela pode ajudar muito dependendo do seu objetivo. E a suplementação deve ser sempre individualizada e associada à dieta que deve estar de acordo com suas necessidades, treino, etc. E neste caso para garantir o sucesso do seu treino e para que você consiga atingir seu objetivo o ideal é que você consulte um Nutricionista Esportivopara te orientar.

Mas hoje vamos falar um pouco sobre o BCAA (sigla em inglês – Branched Chain Amino Acids) que são os aminoácidos de cadeia ramificada, considerados essenciais, ou seja, devem ser ingeridos através da alimentação. Os aminoácidos que compõem os BCAA são: Leucina, Isoleucina e Valina. Durante a atividade física o corpo entra em um estado de catabolismo, quando ocorre a quebra de um substrato para o fornecimento de energia para as células. Apesar destes aminoácidos não serem considerados a principal fonte de energia para o processo de contração muscular, sabe-se que eles atuam como importante fonte de energia muscular durante o estresse metabólico. Após ingeridos, os BCAA’s são oxidados no músculo para fornecimento de ATP (energia), por isso alguns autores preconizam o uso antes e após o treino. Além disso, são rapidamente absorvidos e captados pelo músculo e esta ação é muito importante na formação de energia e por isso são considerados essencialmente anabólicos.


Os BCAAs são considerados ergogênicos por diminuírem fadiga central, melhorarem o desempenho de atletas poupando os estoques de glicogênio muscular e aumentando os níveis plasmáticos de glutamina após o exercício intenso. Os BCAAs correspondem a 35% das proteínas musculares e a 50% dos aminoácidos que ingerimos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo. Para terem uma ação eficaz eles dependem de: vitamina B6 e vitamina B1. Alimentos protéicos são boas fontes de BCAA’s. Recentemente a Anvisa lançou uma nova regulamentação atestando que o BCAA não representa nenhum risco a saúde mas coloca em questão o fornecimento de energia prometido pelos fabricantes mas aceita todos os outros benefícios como reais. Na prática sabemos que a conversa é diferente. É uma boa opção de suplementação, para saber qual dose é adequada para seu objetivo e tipo de atividade física procure um profissional capacitado. E lembre-se que suplementos tomados de forma isolada pouco irão contribuir para construção de massa muscular, é preciso associar alimentação adequada + treino + suplementação + sono adequado + bons hábitos em geral."
Fonte: HQSC

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aumentar a massa muscular...

Matéria escrita para o site  Homens que se cuidam Aqui vão algumas dicas da Nutricionista Esportiva  Cris Spricigo   sobre o aumento de massa magra! As informações são simples e fundamentais para quem deseja alcançar a sua meta  Fracione suas refeições  - o fracionamento das refeições é indispensável,  alimentar-se de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas é importantíssimo. Programe-se para ter sempre os alimentos necessários disponíveis. Leve sua marmita, seus lanches para onde você for. Você não vai querer catabolizar ao longo do dia, certo? Hidrate-se sempre  - mantenha um consumo regular de água ao longo do dia e durante o treino. Para que ocorra o resfriamento do corpo, existe uma produção que suor, que gera uma perda de líquidos que devem ser repostos durante e após o treino. Coma bem antes de ir a academia -  Lembre-se que é preciso fornecer energia aos músculos antes dos exercícios. Até 1 hora antes do treino, coma alimentos que po...

Prepare o corpo agora para receber o verão....

Isto mesmo, eu não estou louca não. Falta muito tempo, mas será que para atingir a sua meta este tempo é suficiente? Pessoal, não adianta 1 mês antes da praia, das férias achar que vai transformar o corpo de uma hora para outra. Isso não é saudável e não é duradouro. Aproveite agora para iniciar um programa de emagrecimento ou ganho de massa muscular de forma saudável, transformando maus hábitos em bons hábitos. Não apenas excluindo, excluindo e se irritando com dietas mirabolantes que são imediatistas e num piscar de olhos te levam de volta ao seu peso inicial. Cuide da sua saúde e respeite seu organismo que com certeza ela lhe retribuirá com um resultado duradouro.

Composição corporal de homens x mulheres...