Pular para o conteúdo principal

Dicas de corrida...




PARA CORRER NA ESTEIRA OU CALÇADA

- ROUPAS – Devem ser leves e confortáveis. As mulheres devem optar por tops com boa sustentação e bermudas ou calças justas e flexíveis, para evitar desconfortos na região interna das coxas. 
TÊNIS – Os tênis com amortecimento são indicados para diminuir o impacto sobre as articulações. Podem ser encontrados com molas, bolhas de ar, ou simplesmente com a sola mais grossa e elevada do que os de passeio. Eu indico MIZUNO e ASICS. Se puder, realize o teste da pisada que há em algumas lojas de esportes antes de comprá-los. Pois existem 3 formas de pisar - supinada: sola dos pés voltadas para dentro, pronada: sola dos pés voltadas para fora e neutra: normal. O amortecimento varia de acordo com a pisada, protegendo as áreas que sofrem mais impacto.   
- COMO PISAR - A forma correta de correr é pisando 1o com os calcanhares e fazendo o mínimo de barulho possível ao pisar. 

PARA CORRER NA AREIA FOFA

ROUPAS - Seguir as mesmas recomendações supracitadas quanto ao vestuário.
TÊNIS - A 1ª opção é correr descalço, pois além de ser mais confortável, favorece o trabalho articular de propriocepção dos joelhos e tornozelos, melhorando a estabilidade destas articulações. Caso a areia ofereça riscos de espinhos, farpas, etc..., utilize um par de tênis de sua preferência, pois como não há impacto, não há necessidade de tênis com amortecimento.
- COMO PISAR – Ao contrário da corrida na esteira ou calçada, devemos pisar primeiro com a ponta do pé. E deverá ser na área mais fofa possível.

Para iniciantes, por ser um exercício físico mais intenso, o ideal é alternar caminhada com corrida, por exemplo 1 minuto de corrida com 2 minutos de caminhada, totalizando 20 minutos. Aos poucos esse período pode ser alterado para 1 minuto de cada respectivamente, até chegar ao condicionamento físico ideal para correr durante 30 a 40 minutos sem interrupção.

VANTAGENS: CORRIDA NA AREIA X ESTEIRA OU CALÇADA:
  • O gasto calórico na areia é maior em torno de 40%.
  • Na areia, o impacto sobre as articulações é muito menor.
  • A sobrecarga imposta pela areia proporciona maior solicitação dos músculos das coxas, panturrilhas e glúteos. 
  • Excelente exercício de propriocepção e instabilidade articular de joelhos e tornozelos.
ETAPAS DA CORRIDA:

1- AQUECIMENTO

Tem como função elevar gradativamente a temperatura corporal e a frequência cardíaca. É a preparação do organismo para os esforços que este irá se submeter. Recomendo de 5 a 10 minutos de trote (uma corrida quase caminhando).

2- PARTE PRINCIPAL

DURAÇÃO

PARA A PERDA DE GORDURA: 30 a 60 minutos contínuos ou 20 a 40 minutos intervalados,ou seja, alternando a intensidade, dependendo do grau de condicionamento físico do praticante.
PARA OTIMIZAR O CONDICIONAMENTO FÍSICO E VELOCIDADE: 15 A 30 MINUTOS numa intensidade elevada ou intercalar estímulos de alta e baixa intensidade.
PARA AMBOS OS CASOS: Mínimo 3X/SEMANA.
OBS. INICIANTES DEVEM REALIZAR EM DIAS ALTERNADOS para evitar o risco de LESÕES.

3- VOLTA A CALMA E ALONGAMENTO

VOLTA A CALMA: Caracteriza-se pela diminuição gradativa da intensidade do exercício (seja corrida, spinning, ou qualquer outro realizado), para diminuir aos poucos a frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal.

ALONGAMENTO: Tem como funções:
  • Relaxar os músculos solicitados;
  • Prevenir lesões (pois ajuda a manter a flexibilidade das fibras musculares)
  • Auxiliar na recuperação dos músculos após os esforços submetidos.
Para evitar contraturas nos músculos posteriores da coxa, o ideal é alongá-los primeiro e a seguir, os músculos anteriores da coxa (figura 2) e, por último, a panturrilha (figura 3). 15 segundos em cada posição já são suficientes. 


SUGESTÃO PARA INICIANTES

NÍVEL 1 - 20 MINUTOS - INICIAR caminhando 5 MINUTOS. Depois INTERCALAR 1 MINUTO de CORRIDA com 2 MINUTOS de CAMINHADA até o final. 

NÍVEL 2 - 30 MINUTOS - INICIAR caminhando 5 MINUTOS. Depois INTERCALAR 2 MINUTOS de CORRIDA com 1 MINUTO de CAMINHADA até o final.                         

                              BOA CORRIDA!!!

Fonte: Liga da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

LEVANTAMENTO DE PESO E MUSCULAÇÃO PODEM AJUDAR HIPERTENSOS....

Durante anos, pessoas com hipertensão foram alertadas a não praticar o esporte, pois os médicos temiam que picos de pressão sanguínea, provocados durante o levantamento de peso vigoroso, pudessem causar problemas perigosos e, no longo prazo, aumentar a pressão. No entanto, estudos não oferecem muitas evidências em relação a isso. Nos últimos anos, grandes pesquisas descobriram o contrário: a musculação reduz a pressão sanguínea, pois, com músculos mais fortes, exige-se menos do coração para as atividades do dia-a-dia. Por exemplo, uma análise, publicada no periódico "Hypertension", observou 11 exames clínicos comparando 182 adultos praticantes de musculação várias vezes por semana e 138 não praticantes deste tipo de exercício. No geral, o estudo descobriu que a musculação diminuiu a pressão sanguínea sistólica (o maior número num exame de pressão) em até 2%, e a pressão diastólica em cerca de 4% - pequenos benefícios capazes de melhorar enormemente a saúde cardiovascular. O...

DIETA + EXERCÍCIO PODEM EVITAR 12 TIPOS DE CÂNCER.....

Medidas popularmente conhecidas como dieta saudável e prática atividade física seriam capazes prevenir 12 tipos de cânceres no Brasil. Uma análise de 7 mil estudos sobre a incidência de tumores - de mama, esôfago, rim, vesícula, pâncreas, fígado, próstata, endométrio, cólon, pulmão, além da dupla faringe e laringe, certificou essa receita de saúde que a classe médica vem repetindo há anos. A relação entre alimentação equilibrada e prevenção do câncer é tão estreita que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) criou um departamento específico para explorar o tema já em 2007, o setor de Alimentação, Nutrição e Câncer. Está claro para muitas pessoas que o padrão alimentar interfere nas doenças cardiovasculares e na diabete, mas em relação ao câncer isso encontra certa resistência cultural. De fato, faz parte da prevenção alterar hábitos já consolidados em muita gente, como abusar do álcool e do churrasco. A cervejinha do fim de semana pode ser ainda mais nefasta quando acompanhada pelo ciga...

IDOSOS ERRAM NO TEMPO DEDICADO AOS EXERCÍCIOS FÍSICOS......

Os idosos paulistas lideram o ranking dos que menos praticam atividades físicas. É o que aponta estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), responsável pela execução do programa Agita São Paulo. A pesquisa foi realizada em 2008 com base em 2,6 mil entrevistas de homens e mulheres na cidade de São Paulo e em outras 13 regiões do Estado. Das pessoas com 60 anos ou mais ouvidas na pesquisa, 28,9% não atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pelo menos 30 minutos de atividades físicas - que exijam movimento corporal -cinco dias por semana. Esse índice é de 19,4% entre a população em geral. Entre os idosos, 8,4% foram considerados totalmente sedentários. Outros 10,3% foram classificados como irregularmente ativos totais, ou seja, erram no tempo e número de dias em que fazem alguma atividade física. E 10,2% foram avaliados como irregularmente ativ...