Pular para o conteúdo principal

Dicas de corrida...




PARA CORRER NA ESTEIRA OU CALÇADA

- ROUPAS – Devem ser leves e confortáveis. As mulheres devem optar por tops com boa sustentação e bermudas ou calças justas e flexíveis, para evitar desconfortos na região interna das coxas. 
TÊNIS – Os tênis com amortecimento são indicados para diminuir o impacto sobre as articulações. Podem ser encontrados com molas, bolhas de ar, ou simplesmente com a sola mais grossa e elevada do que os de passeio. Eu indico MIZUNO e ASICS. Se puder, realize o teste da pisada que há em algumas lojas de esportes antes de comprá-los. Pois existem 3 formas de pisar - supinada: sola dos pés voltadas para dentro, pronada: sola dos pés voltadas para fora e neutra: normal. O amortecimento varia de acordo com a pisada, protegendo as áreas que sofrem mais impacto.   
- COMO PISAR - A forma correta de correr é pisando 1o com os calcanhares e fazendo o mínimo de barulho possível ao pisar. 

PARA CORRER NA AREIA FOFA

ROUPAS - Seguir as mesmas recomendações supracitadas quanto ao vestuário.
TÊNIS - A 1ª opção é correr descalço, pois além de ser mais confortável, favorece o trabalho articular de propriocepção dos joelhos e tornozelos, melhorando a estabilidade destas articulações. Caso a areia ofereça riscos de espinhos, farpas, etc..., utilize um par de tênis de sua preferência, pois como não há impacto, não há necessidade de tênis com amortecimento.
- COMO PISAR – Ao contrário da corrida na esteira ou calçada, devemos pisar primeiro com a ponta do pé. E deverá ser na área mais fofa possível.

Para iniciantes, por ser um exercício físico mais intenso, o ideal é alternar caminhada com corrida, por exemplo 1 minuto de corrida com 2 minutos de caminhada, totalizando 20 minutos. Aos poucos esse período pode ser alterado para 1 minuto de cada respectivamente, até chegar ao condicionamento físico ideal para correr durante 30 a 40 minutos sem interrupção.

VANTAGENS: CORRIDA NA AREIA X ESTEIRA OU CALÇADA:
  • O gasto calórico na areia é maior em torno de 40%.
  • Na areia, o impacto sobre as articulações é muito menor.
  • A sobrecarga imposta pela areia proporciona maior solicitação dos músculos das coxas, panturrilhas e glúteos. 
  • Excelente exercício de propriocepção e instabilidade articular de joelhos e tornozelos.
ETAPAS DA CORRIDA:

1- AQUECIMENTO

Tem como função elevar gradativamente a temperatura corporal e a frequência cardíaca. É a preparação do organismo para os esforços que este irá se submeter. Recomendo de 5 a 10 minutos de trote (uma corrida quase caminhando).

2- PARTE PRINCIPAL

DURAÇÃO

PARA A PERDA DE GORDURA: 30 a 60 minutos contínuos ou 20 a 40 minutos intervalados,ou seja, alternando a intensidade, dependendo do grau de condicionamento físico do praticante.
PARA OTIMIZAR O CONDICIONAMENTO FÍSICO E VELOCIDADE: 15 A 30 MINUTOS numa intensidade elevada ou intercalar estímulos de alta e baixa intensidade.
PARA AMBOS OS CASOS: Mínimo 3X/SEMANA.
OBS. INICIANTES DEVEM REALIZAR EM DIAS ALTERNADOS para evitar o risco de LESÕES.

3- VOLTA A CALMA E ALONGAMENTO

VOLTA A CALMA: Caracteriza-se pela diminuição gradativa da intensidade do exercício (seja corrida, spinning, ou qualquer outro realizado), para diminuir aos poucos a frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal.

ALONGAMENTO: Tem como funções:
  • Relaxar os músculos solicitados;
  • Prevenir lesões (pois ajuda a manter a flexibilidade das fibras musculares)
  • Auxiliar na recuperação dos músculos após os esforços submetidos.
Para evitar contraturas nos músculos posteriores da coxa, o ideal é alongá-los primeiro e a seguir, os músculos anteriores da coxa (figura 2) e, por último, a panturrilha (figura 3). 15 segundos em cada posição já são suficientes. 


SUGESTÃO PARA INICIANTES

NÍVEL 1 - 20 MINUTOS - INICIAR caminhando 5 MINUTOS. Depois INTERCALAR 1 MINUTO de CORRIDA com 2 MINUTOS de CAMINHADA até o final. 

NÍVEL 2 - 30 MINUTOS - INICIAR caminhando 5 MINUTOS. Depois INTERCALAR 2 MINUTOS de CORRIDA com 1 MINUTO de CAMINHADA até o final.                         

                              BOA CORRIDA!!!

Fonte: Liga da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aumentar a massa muscular...

Matéria escrita para o site  Homens que se cuidam Aqui vão algumas dicas da Nutricionista Esportiva  Cris Spricigo   sobre o aumento de massa magra! As informações são simples e fundamentais para quem deseja alcançar a sua meta  Fracione suas refeições  - o fracionamento das refeições é indispensável,  alimentar-se de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas é importantíssimo. Programe-se para ter sempre os alimentos necessários disponíveis. Leve sua marmita, seus lanches para onde você for. Você não vai querer catabolizar ao longo do dia, certo? Hidrate-se sempre  - mantenha um consumo regular de água ao longo do dia e durante o treino. Para que ocorra o resfriamento do corpo, existe uma produção que suor, que gera uma perda de líquidos que devem ser repostos durante e após o treino. Coma bem antes de ir a academia -  Lembre-se que é preciso fornecer energia aos músculos antes dos exercícios. Até 1 hora antes do treino, coma alimentos que po...

Prepare o corpo agora para receber o verão....

Isto mesmo, eu não estou louca não. Falta muito tempo, mas será que para atingir a sua meta este tempo é suficiente? Pessoal, não adianta 1 mês antes da praia, das férias achar que vai transformar o corpo de uma hora para outra. Isso não é saudável e não é duradouro. Aproveite agora para iniciar um programa de emagrecimento ou ganho de massa muscular de forma saudável, transformando maus hábitos em bons hábitos. Não apenas excluindo, excluindo e se irritando com dietas mirabolantes que são imediatistas e num piscar de olhos te levam de volta ao seu peso inicial. Cuide da sua saúde e respeite seu organismo que com certeza ela lhe retribuirá com um resultado duradouro.

Composição corporal de homens x mulheres...