Pular para o conteúdo principal

Desmistificando a Caseína....


Todo dia uma nova informação a favor ou contra suplementos aparece. A bola da vez é a caseína, utilizada em refeições intermediárias ou antes de dormir, por ser uma proteína de lenta absorção. A caseína corresponde a aproximadamente 80% das proteínas do leite.
Estudos vem demonstrando que ela pode ser um composto inflamatório e tóxico ao nosso organismo, sendo inclusive relacionada ao aumento na incidência de câncer e doenças autoimunes.
Porém é preciso estudar cada caso e ver a necessidade, pois excesso de carboidratos ricos em glúten e gordura também são altamente inflamatórios, podendo aumentar incidência de câncer inclusive.
Por isso a necessidade da orientação antes de tomar qualquer suplemento! O profissional vai fazer uma série de perguntas pertinentes, exames e acompanhar a sua evolução. Tenho muitos pacientes em uso de caseína e o exame de eosinófilos (para citar um exemplo) está normal, não há nenhuma alteração. O consumo pode inflamar uma pessoa e não outra, individualidade é a questão!
Existem outros suplementos e alimentos que podem substituir a caseína. Confira alguns deles:
A albumina é uma excelente opção! Mastigue muito bem os alimentos se estiver usando essa suplementação e não fale durante as refeições, assim, a ingestão de ar reduziria consideravelmente, diminuindo a flatulência. Mas, indivíduos que possuem um intestino saudável, normalmente não apresentam este desconforto.
proteína isolada da soja também seria uma alternativa, mas muitos ainda tem medo de tomar pela presença de fitoestrógenos, temendo reduzir a produção de testosterona. Isso não confere! A proteína isolada de soja é uma excelente fonte de arginina, aminoácido que auxilia nos níveis de óxido nítrico e hormônio do crescimento.
É possível ainda utilizar os seguintes alimentos:
- Claras cozidas com cottage;
- Omelete de claras com creme de ricota light;
- Tilápia, salmão grelhados;
- Atum light;
- Peito de frango grelhado ou desfiado;
- Carne magra grelhada ou cozida e desfiada;
- Panquecas de claras com frango ou atum.

Lembre-se, na dúvida  procure um nutricionista!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aumentar a massa muscular...

Matéria escrita para o site  Homens que se cuidam Aqui vão algumas dicas da Nutricionista Esportiva  Cris Spricigo   sobre o aumento de massa magra! As informações são simples e fundamentais para quem deseja alcançar a sua meta  Fracione suas refeições  - o fracionamento das refeições é indispensável,  alimentar-se de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas é importantíssimo. Programe-se para ter sempre os alimentos necessários disponíveis. Leve sua marmita, seus lanches para onde você for. Você não vai querer catabolizar ao longo do dia, certo? Hidrate-se sempre  - mantenha um consumo regular de água ao longo do dia e durante o treino. Para que ocorra o resfriamento do corpo, existe uma produção que suor, que gera uma perda de líquidos que devem ser repostos durante e após o treino. Coma bem antes de ir a academia -  Lembre-se que é preciso fornecer energia aos músculos antes dos exercícios. Até 1 hora antes do treino, coma alimentos que possam fornecer açúcar aos músculos, como

Para refletir: As pessoas estão em busca de um corpo perfeito, como de um atleta, mesmo NÃO sendo!

Cada vez mais me impressiono com o grau de exigência e cobrança da beleza física, principalmente, por parte das mulheres. De um modo geral, todas tem o mesmo objetivo: perder TODAS as celulites, TODA a gordura abdominal, do tríceps (“músculo do tchauzinho”) e da parte lateral do peitoral, hipertrofia ou definição de membros inferiores. E tudo isso, de preferência, num passe mágicas!!! Seguem abaixo algumas perguntas para reflexão: 1-          É possível ter um corpo de atleta, mesmo não sendo? 2-          Até que ponto a preocupação com a estética é saudável? 3-          O que é mais importante: saúde ou estética? 4-          Quais resultados serão obtidos por pessoas que trabalham 8 horas por dia sentadas, almoçam em restaurantes, lancham “qualquer coisa” nos intervalos de trabalho, e treinam 1 hora por dia 2 ou 3 vezes por semana (ou “quando dá”)? 5-          Se submeter a cirurgias, sem um plano de reeducação alimentar e de exercícios vale a pena ou é “jogar di

Composição corporal de homens x mulheres...