Pular para o conteúdo principal

Conheça 6 alimentos que ajudam a desinchar a barriga....

Matéria publicada no site M de Mulher com a nossa contribuição...


1 – COMER FRUTAS

Uma das frutas mais benéficas ao bom funcionamento do organismo é o mamão, pois possui as enzimas papaína e quimopapaína, responsáveis por quebrar as proteínas e evitar a constipação. Para eliminar o excesso de sódio do corpo, alimentos ricos em potássio como a banana são uma boa pedida. Outras frutas aliadas do sistema digestivo são o abacaxi, a melancia e o melão pela função diurética, que ajuda a combater a prisão de ventre, o inchaço, os gases, entre outros problemas. “As frutas também ajudam a hidratar o corpo e eliminar as toxinas. Mas, além de consumi-las, é necessário ingerir bastante água, pelo menos 8 copos por dia. Na primeira semana, já é possível perceber a melhora”, afirma a nutricionista.

2 – COMER VEGETAIS

Não basta ser colorido, o prato também deve conter os vegetais que auxiliam no bom funcionamento do estômago e do intestino. Abóbora, chuchu, berinjela, abobrinha, cenoura, pepino, tomate, couve flor e brócolis são excelentes opções. Folhas como alface, espinafre, repolho e couve também. 

3 – INCLUIR GRÃOS E SEMENTES NA DIETA

Grãos integrais e sementes, além de nutritivos, são ricos em antioxidantes e fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor. Quinoa, aveia, farelo de trigo, linhaça, girassol, chia e gergelim fazem a diferença na dieta de quem sofre com o inchaço abdominal e são famosos, inclusive, por ajudarem no emagrecimento. “Só há benefícios se incluídos corretamente na alimentação diária. Eles auxiliam não apenas no sistema digestivo e a afinar a silhueta, como têm função desintoxicante, combatem o colesterol ruim e melhoram a glicemia, além de fortalecerem os ossos, entre tantas outras vantagens”, completa a especialista.

4 – APOSTAR EM CHÁS E SUCOS

Chás como de hortelã e gengibre têm função anti-inflamatória e facilitam a digestão. Preparar a bebida, associando gengibre, cravo e canela também tem efeitos termogênicos, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de calorias. O mesmo é aplicado para o chá de hibisco. “Os chás são ótimas opções para tomar tanto no café da manhã, como após o almoço e antes de dormir. O melhor é que são produtos fáceis de encontrar em mercados e farmácias”, diz a consultora. Sucos detox também são alternativas eficientes. Misturar abacaxi, cenoura, gengibre, folhas verdes, hortelã e gelo, por exemplo, resultam numa bebida saudável e deliciosa.

5 – ATENÇÃO A PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS

“Vale lembrar que as carnes magras são mais adequadas para evitar o inchaço no abdômen, principalmente os peixes, que têm uma digestibilidade melhor. Também é aconselhável reduzir carboidratos como batata e mandioca, assim como os molhos. Lance mão de opções como azeite e limão para temperar as saladas. Eles são igualmente saborosos e mais saudáveis”, alerta a Dra. Cristiane.

6 – MANTER UMA ROTINA EQUILIBRADA

Com a alimentação correta, as chances de se livrar do inchaço de vez são grandes. No entanto, é importante ressaltar que praticar exercícios e dormir bem são essenciais para ter a qualidade de vida desejada. “O bem-estar é resultado de um conjunto harmonioso de fatores. A dieta adequada faz diferença, mas vale ter em mente esse conjunto” completa a nutricionista.

Para acessar a matéria clique aqui

Postagens mais visitadas deste blog

LEVANTAMENTO DE PESO E MUSCULAÇÃO PODEM AJUDAR HIPERTENSOS....

Durante anos, pessoas com hipertensão foram alertadas a não praticar o esporte, pois os médicos temiam que picos de pressão sanguínea, provocados durante o levantamento de peso vigoroso, pudessem causar problemas perigosos e, no longo prazo, aumentar a pressão. No entanto, estudos não oferecem muitas evidências em relação a isso. Nos últimos anos, grandes pesquisas descobriram o contrário: a musculação reduz a pressão sanguínea, pois, com músculos mais fortes, exige-se menos do coração para as atividades do dia-a-dia. Por exemplo, uma análise, publicada no periódico "Hypertension", observou 11 exames clínicos comparando 182 adultos praticantes de musculação várias vezes por semana e 138 não praticantes deste tipo de exercício. No geral, o estudo descobriu que a musculação diminuiu a pressão sanguínea sistólica (o maior número num exame de pressão) em até 2%, e a pressão diastólica em cerca de 4% - pequenos benefícios capazes de melhorar enormemente a saúde cardiovascular. O...

DIETA + EXERCÍCIO PODEM EVITAR 12 TIPOS DE CÂNCER.....

Medidas popularmente conhecidas como dieta saudável e prática atividade física seriam capazes prevenir 12 tipos de cânceres no Brasil. Uma análise de 7 mil estudos sobre a incidência de tumores - de mama, esôfago, rim, vesícula, pâncreas, fígado, próstata, endométrio, cólon, pulmão, além da dupla faringe e laringe, certificou essa receita de saúde que a classe médica vem repetindo há anos. A relação entre alimentação equilibrada e prevenção do câncer é tão estreita que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) criou um departamento específico para explorar o tema já em 2007, o setor de Alimentação, Nutrição e Câncer. Está claro para muitas pessoas que o padrão alimentar interfere nas doenças cardiovasculares e na diabete, mas em relação ao câncer isso encontra certa resistência cultural. De fato, faz parte da prevenção alterar hábitos já consolidados em muita gente, como abusar do álcool e do churrasco. A cervejinha do fim de semana pode ser ainda mais nefasta quando acompanhada pelo ciga...

IDOSOS ERRAM NO TEMPO DEDICADO AOS EXERCÍCIOS FÍSICOS......

Os idosos paulistas lideram o ranking dos que menos praticam atividades físicas. É o que aponta estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), responsável pela execução do programa Agita São Paulo. A pesquisa foi realizada em 2008 com base em 2,6 mil entrevistas de homens e mulheres na cidade de São Paulo e em outras 13 regiões do Estado. Das pessoas com 60 anos ou mais ouvidas na pesquisa, 28,9% não atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pelo menos 30 minutos de atividades físicas - que exijam movimento corporal -cinco dias por semana. Esse índice é de 19,4% entre a população em geral. Entre os idosos, 8,4% foram considerados totalmente sedentários. Outros 10,3% foram classificados como irregularmente ativos totais, ou seja, erram no tempo e número de dias em que fazem alguma atividade física. E 10,2% foram avaliados como irregularmente ativ...