Pular para o conteúdo principal

Água de coco supera isotônicos como bebida esportiva...



A água de coco faz jus à sua fama de "isotônico natural".
A conclusão é de uma equipe de cientistas da Universidade de Indiana (EUA), liderada pela Dra Chhandashri Bhattacharya.
A água de coco mostrou-se a bebida esportiva ideal para quem faz exercícios leves e moderados.
Quem faz exercícios pesados, contudo, que envolvam suar muito, deve acrescentar - literalmente - um grão de sal à sua água de coco.
"A água de coco é uma bebida natural que tem tudo o que as bebidas esportivas em média têm, e muito mais," disse a Dra Bhattacharya.
"Ela tem cinco vezes mais potássio do que o Gatorade™ ou Powerade™. Sempre que você começa a ter cãibras nos músculos, o potássio vai ajudar você a se livrar das dores. É uma bebida saudável, que repõe os nutrientes que seu corpo perdeu durante um treino moderado."
A pesquisadora acrescenta que o potássio da água de coco ajuda também quem não não está fazendo exercícios.
O exagero recente no consumo de sal significa que a dieta ocidental está se tornando rica em sódio e pobre em potássio, um desbalanceamento nada saudável.
Pessoas que ingerem comidas com pouco potássio e muito sódio apresentam um risco de doenças cardiovasculares duas vezes maior, além de um risco 50% maior de morte por qualquer causa.
A Dra Bhattacharya comparou a água de coco com os isotônicos comerciais Gatorade™ e Powerade™ e descobriu que a água de coco contém 1.500 miligramas de potássio por litro (mg/l), contra 300 mg/l dos produtos comerciais.
Quanto ao sal, enquanto a água de coco possui 400 mg/l de sódio, as duas bebidas esportivas têm 600 mg/l.
As quantidades de magnésio e carboidratos são semelhantes nas três bebidas.
Uma porção de água de coco com 340 gramas tem a mesma quantidade de potássio que uma banana.
A água de coco também é rica em antioxidantes.
No Brasil, recentemente pesquisadores da Unicamp desenvolveram uma água de coco gaseificada.
Por outro lado, outras pesquisas mostraram que as bebidas esportivas podem causar erosão dentária. A Anvisa recomenda que bebidas isotônicas devem ser exclusivas para atletas.

Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aumentar a massa muscular...

Matéria escrita para o site  Homens que se cuidam Aqui vão algumas dicas da Nutricionista Esportiva  Cris Spricigo   sobre o aumento de massa magra! As informações são simples e fundamentais para quem deseja alcançar a sua meta  Fracione suas refeições  - o fracionamento das refeições é indispensável,  alimentar-se de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas é importantíssimo. Programe-se para ter sempre os alimentos necessários disponíveis. Leve sua marmita, seus lanches para onde você for. Você não vai querer catabolizar ao longo do dia, certo? Hidrate-se sempre  - mantenha um consumo regular de água ao longo do dia e durante o treino. Para que ocorra o resfriamento do corpo, existe uma produção que suor, que gera uma perda de líquidos que devem ser repostos durante e após o treino. Coma bem antes de ir a academia -  Lembre-se que é preciso fornecer energia aos músculos antes dos exercícios. Até 1 hora antes do treino, coma alimentos que po...

Prepare o corpo agora para receber o verão....

Isto mesmo, eu não estou louca não. Falta muito tempo, mas será que para atingir a sua meta este tempo é suficiente? Pessoal, não adianta 1 mês antes da praia, das férias achar que vai transformar o corpo de uma hora para outra. Isso não é saudável e não é duradouro. Aproveite agora para iniciar um programa de emagrecimento ou ganho de massa muscular de forma saudável, transformando maus hábitos em bons hábitos. Não apenas excluindo, excluindo e se irritando com dietas mirabolantes que são imediatistas e num piscar de olhos te levam de volta ao seu peso inicial. Cuide da sua saúde e respeite seu organismo que com certeza ela lhe retribuirá com um resultado duradouro.

Composição corporal de homens x mulheres...