Pular para o conteúdo principal

Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade...



A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.
Cientistas constataram que pessoas que faziam as muito recomendadas duas horas e meia de exercícios por semana apresentavam índices menores de marcadores inflamatórios em seu sangue.
A presença de marcadores inflamatórios em grandes quantidades tem sido associada a um aumento nos riscos de problemas cardiológicos.
A pesquisa, com a participação de mais de 4 mil pessoas, e realizada por cientistas da Universidade College London, em Londres, foi publicado na revista científica Circulation.
A boa notícia é de que não é preciso fazer exercícios pesados na academia - caminhadas vigorosas e até jardinagem já contam para preencher a cota de duas horas e meia de atividade moderada por semana, dizem os especialistas.
A equipe explicou, no entanto, que o estudo se focou em indicadores de problemas cardíacos de maneira geral e não sobre doenças do coração específicas, e que são necessárias mais pesquisas sobre condições específicas.
Outras pesquisas já haviam indicado que a atividade física moderada é segura para pacientes cardíacos.
Além disso, o estudo se baseou em relatos dos próprios participantes sobre a quantidade de exercícios que fizeram. É sabido que as pessoas tendem a superestimar a quantidade de exercícios que fazem, embora, neste caso, o exagero possa estar na recomendação de duas horas e meia, já que os marcadores inflamatórios caíram de qualquer jeito.
Os participantes que disseram ter praticado a quantidade recomendada de exercícios durante os dez anos de duração do estudo apresentaram os índices mais baixos de marcadores inflamatórios.
Até aqueles que disseram ter começado a fazer os exercícios bem depois dos 40 apresentaram melhorias.
Eles tinham menores índices de marcadores inflamatórios do que os participantes que relataram nunca ter feito exercícios suficientes.
"Deveríamos estar encorajando mais pessoas a ficar ativas", disse Mark Hamer, chefe do estudo. "Por exemplo, a andar em vez de pegar o ônibus. Você pode beneficiar sua saúde com atividades moderadas em qualquer momento da sua vida".
Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aumentar a massa muscular...

Matéria escrita para o site  Homens que se cuidam Aqui vão algumas dicas da Nutricionista Esportiva  Cris Spricigo   sobre o aumento de massa magra! As informações são simples e fundamentais para quem deseja alcançar a sua meta  Fracione suas refeições  - o fracionamento das refeições é indispensável,  alimentar-se de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas é importantíssimo. Programe-se para ter sempre os alimentos necessários disponíveis. Leve sua marmita, seus lanches para onde você for. Você não vai querer catabolizar ao longo do dia, certo? Hidrate-se sempre  - mantenha um consumo regular de água ao longo do dia e durante o treino. Para que ocorra o resfriamento do corpo, existe uma produção que suor, que gera uma perda de líquidos que devem ser repostos durante e após o treino. Coma bem antes de ir a academia -  Lembre-se que é preciso fornecer energia aos músculos antes dos exercícios. Até 1 hora antes do treino, coma alimentos que possam fornecer açúcar aos músculos, como

Para refletir: As pessoas estão em busca de um corpo perfeito, como de um atleta, mesmo NÃO sendo!

Cada vez mais me impressiono com o grau de exigência e cobrança da beleza física, principalmente, por parte das mulheres. De um modo geral, todas tem o mesmo objetivo: perder TODAS as celulites, TODA a gordura abdominal, do tríceps (“músculo do tchauzinho”) e da parte lateral do peitoral, hipertrofia ou definição de membros inferiores. E tudo isso, de preferência, num passe mágicas!!! Seguem abaixo algumas perguntas para reflexão: 1-          É possível ter um corpo de atleta, mesmo não sendo? 2-          Até que ponto a preocupação com a estética é saudável? 3-          O que é mais importante: saúde ou estética? 4-          Quais resultados serão obtidos por pessoas que trabalham 8 horas por dia sentadas, almoçam em restaurantes, lancham “qualquer coisa” nos intervalos de trabalho, e treinam 1 hora por dia 2 ou 3 vezes por semana (ou “quando dá”)? 5-          Se submeter a cirurgias, sem um plano de reeducação alimentar e de exercícios vale a pena ou é “jogar di

Composição corporal de homens x mulheres...